Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Ensino de Biologia

Descrição: Abordagem de temas/conteúdos gerais de Biologia, utilizando a metodologia científica e visando a aplicação ao ensino médio, no que tange as tendências e perspectivas no ensino de Biologia.

 

Linhas de Pesquisa 

Linha 1: Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia

Descrição: Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico-metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.

Docentes: Andrea Marrero, Andreza Fabro de Bem, Evelise Maria Nazari, Carlos Rogério Tonussi, Renato Freitas, Marina Bazzo Espindola, Yara Muller e Yara Muniz.

 

Linha 2: Organização e funcionamento dos organismos

Descrição: As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.

Docentes: Carlos Pinto, Evelise Nazari, Renato Freitas Thereza Lima, Yara Muller, Yara Muniz.

 

Linha 3: Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade

Descrição: As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e interrelação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.

Docentes: Andrea Marrero, Maria Risoleta Freire Marques, Manuella Kaster, Mauricio Petruccio.