Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Ensino de Biologia

Descrição: Abordagem de temas/conteúdos gerais de Biologia, utilizando a metodologia científica e visando a aplicação ao ensino médio, no que tange as tendências e perspectivas no ensino de Biologia.

 

Linhas de Pesquisa 

Linha 1: Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia

Descrição: Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico-metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.

Docentes: Andrea Marrero, Andreza Fabro de Bem, Evelise Maria Nazari, Carlos Rogério Tonussi, Renato Freitas, Marina Bazzo Espindola, Yara Muller e Yara Muniz.

  • Andrea Marrero: A Evolução Biológica e a Genética estão cada vez mais presentes em notícias, discussões ou casos familiares. Enquanto o conhecimento nessas áreas avança vertiginosamente, tratar dos conceitos básicos ainda é um desafio, pois exige um olhar multidisciplinar que nem sempre está presente nos livros didáticos. A proposta é desenvolver alternativas que auxiliem os professores e despertem a atenção dos alunos para questionar, entender e levar este conhecimento para fora de sala.
  • Carlos Rogério Tonussi: Educação farmacológica no ensino fundamental e médio – Desenvolvimento de recursos didáticos. A presença de fármacos, seja industrializado ou na forma de produtos naturais, é uma realidade constante na vida das pessoas. Não obstante os inúmeros riscos que seu uso indiscriminado oferece, o currículo escolar de biologia não oferece recursos para a adequada educação farmacológica  dos futuros cidadãos. O objetivo desta linha de trabalho é desenvolver recursos didáticos  adequados para a divulgação de conceitos fundamentais sobre o uso e efeito dos medicamentos.

  • Evelise Maria Nazari:  A linha de atuação em pesquisa aborda  diferentes propostas metodológicas que oportunizem aprendizagem ativa em temas de biologia.
  • Marina Bazzo Espíndola: Tem como foco de pesquisa o desenvolvimento e análise de intervenções pedagógicas inovadoras no ensino de Biologia; e as relações entre Educação e Cultura Digital, investigando as implicações e potencialidades das mídias e das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educativo.

  • Renato Freitas: O presente Projeto apresenta-se composto por estudos inseridos na temática geral de conservação dos elasmobrânquios em decorrência do crescente alarde acerca do estado de conservação de muitas das espécies que compõe esse grupo taxonômico. Especificamente os estudos envolvem ecologia populacional, alimentação, comportamento, identificação e diversidade genética, taxonomia e etnobiologia de tubarões e de raias. Os professores de Biologia que participarem desse Projeto irão aprofundar seus conhecimentos não somente acerca da biologia desses animais, mas também do papel ecológico que os predadores de topo de cadeia exercem no ambiente. Os trabalhos finais poderão ser veiculados tanto como divulgação científica, mas também podem ser através de produtos “não formais” de Educação Ambiental para a Comunidade como, gibis ilustrativos, folders, sites e etc.. Também será estimulado o uso de vídeos e fotos para o desenvolvimento de propostas pedagógicas que transpassem a conservação desses animais.

  • Yara Muller: A temática de pesquisa  tem enfoque no método científico, podendo ser desenvolvida através de diferentes abordagens metodológicas, em temas relacionados a reprodução e desenvolvimento.
  • Yara Muniz: Proponho-me a orientar projeto na área Genética, envolvendo mecanismos moleculares e/ou saúde humana, no ensino fundamental e médio. A Genética é uma área da Biologia presente no dia a dia de todos os indivíduos, mas que geralmente é considerado um tema difícil na sala de aula. Assim o objetivo principal é o desenvolvimento de novos recursos didáticos que tornem o tema mais acessível, atraente e próximo dos estudantes. O projeto pode envolver a Genética em um contexto de organização e regulação tanto celular, como do organismo, além de doenças humanas genéticas mendelianas, que são as doenças mais conhecidas como doenças genéticas, o projeto pode envolver doenças genéticas multifatoriais, que são mais comuns, como câncer, doenças autoimunes, obesidade, entre várias outras.

Linha 2: Organização e funcionamento dos organismos

Descrição: As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.

Docentes: Carlos Pinto, Evelise Nazari, Renato Freitas Thereza Lima, Yara Muller, Yara Muniz.

  • Carlos Pinto: Orienta trabalhos que envolvam a saúde humana, seja o desenvolvimento de metodologias para auxiliar o professor de biologia em sala de aula, assim como em levantamentos de aspectos relacionados à saúde de municípios para que o professor possa embasar suas aula e que se possa fazer uma análise  crítica em função do panorama de saúde do local de trabalho do professor de biologia e seu entorno/município/região.
  • Evelise Nazari: A temática de pesquisa contempla temas de biologia relacionados a organização do aparelho e ciclos reprodutivos; fecundação e desenvolvimento humano e /ou animal.

  • Renato Freitas: A presente proposta tem como objetivo auxiliar a formação didática dos professores na área da Fisiologia Comparada e fomentar melhores formas de ensino-aprendizagem acerca do tema. A ideia é que atuem como professores e pesquisadores na área de Fisiologia, utilizando especialmente formas alternativas e criativas de ensino como: experimentos, peças de teatro, música, jogos, brincadeiras, revistas em quadrinhos.

  • Thereza Lima: Automedicação e plantas medicinais – Desenvolver materiais para uso no ensino básico e fundamental que leve a um maior conhecimento sobre a automedicação e o uso de plantas medicinais pela população para que haja um uso racional de medicamentos sintéticos e naturais. A ideia é que os alunos sejam atores na modificação de atitudes comuns nas comunidades, atingindo primeiramente suas famílias e seu entorno, com base em conhecimentos científicos trabalhados de maneira lúdica.

  • Yara Muller ; Tem como objetivo orientar trabalhos na área de Morfologia Animal, que envolvam a discussão sobre a formação e diferenciação dos tecidos e órgãos bem como  a orientação espacial dos sistemas orgânicos de maneira a viabilizar sua funcionalidade, utilizando para tal metodologias diversificadas e inovadoras que contribuam para o maior envolvimento e compreensão dos alunos nesta temática no Ensino de Biologia.

  • Yara Muniz : Proponho-me a orientar trabalho que envolva a Genética, Mecanismos Moleculares e Saúde Humana, através do desenvolvimento de metodologias que auxiliem a atuação do professor de biologia e na busca de material que possam ser organizados de forma a auxiliar o embasamento técnico, científico e crítico durante a preparação de suas aulas e atividades sociais. Informo que minha linha de pesquisa científica são doenças humanas multifatoriais, Câncer e Doenças Autoimunes. Assim o projeto pode envolver essas e outras doenças multifatoriais comuns, assim como doenças mendelianas, ou mesmo mecanismos normais de regulação da expressão gênica.

Linha 3: Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade

Descrição: As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e interrelação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.

Docentes: Andrea Marrero, Maria Risoleta Freire Marques, Manuella Kaster, Mauricio Petruccio.

  • Andrea Marrero : a quantidade de informação gerada em genética e evolução biológica e o acesso a essa informação nos deixa em uma dilema: a responsabilidade de passar o conhecimento aos alunos e a dificuldade de resumir entre todo o conteudo essencial e mais as atualizações que surgem diariamente. Aqui, o foco é tomar assuntos extradisciplinares e valorizar sua potencialidade multidisciplinar mostrando aos alunos que resultados atuais da ciência são para todos.
  • Maria Risoleta Freire Marques : Estudos envolvendo as bases moleculares da inter-relação dos seres vivos, na perspectiva das diversas áreas da Bioquimica (Bioquimica de Macromoléculas, Bioquimica Comparada, Bioquimica Ambiental, Bioquimica Nutricional e Biologia Molecular). Será dada ênfase à saúde humana e animal, e ao impacto antrópico no ambiente aquático. Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos relacionados aos temas, voltados para a educação ambiental e para a orientação e/ou reeducação nutricional.

  • Manuella Kaster :  Aspectos que envolvam a saúde humana, com foco em doenças que acometem o Sistema Nervoso e doenças metabólicas. Desenvolvimento de metodologias para auxiliar o professor de biologia em aulas teóricas e novas práticas relacionadas aos conteúdos de bioquímica e neurociências.
  • Mauricio Petruccio: Estudo de ecologia em ambientes aquáticos. Qualidade da água em rios, lagoas e reservatórios. Efeito de mudanças climáticas nos ecossistemas. Monitoramento de Ecossistemas.