Procedimentos para entrega do TCM na BU e no SOP
O procedimento de confecção final do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) deve atender às exigências do PROFBIO Nacional para a padronização do material que será disponibilizado no REPOSITÓRIO NACIONAL, mas também deve atender às exigências na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA para a entrega do documento final aqui na UFSC. Para otimizar o trabalho do discente, é possível atender a todas essas exigências em um único formato, evitando assim duplicidade de trabalho.
FORMATAÇÃO GERAL DO TCM PARA ENTREGA NA BU-UFSC E NO SOP
- Normalizar o trabalho em formato A4, conforme MODELO.
- Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
- É obrigatório constar no TCM o agradecimento formal à CAPES no padrão solicitado pela Agência – “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-Brasil-Código de Financiamento 001”
- Incluir no TCM a página com o Relato do Mestrando imediatamente antes do Resumo.
- Incluir no TCM um apêndice final com o PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO. No produto também é OBRIGATÓRIO constar, no INÍCIO, o agradecimento formal à CAPES no padrão solicitado pela Agência – “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-Brasil-Código de Financiamento 001”.
- Gerar o arquivo de entrega no formato PDF/A.
- Esse documento deverá receber as assinaturas digitais do Coordenador do Programa e do Orientador do discente, em página específica para isso, como consta no Modelo do item 1. Após assinado, o arquivo PDF não pode mais ser modificado, pois isso corromperá as assinaturas, invalidando o documento.
Seguindo o roteiro acima, o documento final do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) estará adequado para ser depositado na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA e, também, no Sistema Operacional do PROFBIO (SOP).
O discente também deverá solicitar a homologação do TCM junto à Comissão Nacional do PROFBIO. Pois, tanto a homologação do depósito na BU, quanto a homologação do depósito no Sistema PROFBIO são NECESSÁRIOS para a posterior solicitação de Emissão do DIPLOMA DE CONCLUSÃO junto à Secretaria Integrada de Pós-Graduação.
Para solicitar a homologação junto à Comissão Nacional do PROFBIO, o discente deve entregar ao Coordenador local do PROFBIO os seguintes documentos:
- Cópia PDF do TCM (versão final) e seus anexos, como produzido acima;
- Cópia da Ata Nacional de Defesa assinada pela banca e pelo coordenador do programa;
- Cópia AVULSA do “Relato do Mestrando”. O mesmo que foi anexado ao TCM;
- Cópia AVULSA do comprovante de aprovação pelo comitê ética ou justificativa institucional quanto à isenção de aprovação em comitê de ética em pesquisa – Modelo de dispensa do comitê de ética;
- Cópia AVULSA ou ENDEREÇO ou REGISTRO do PRODUTO relacionado. O MESMO que foi anexo ao TCM;
- Cópia AVULSA do Histórico Escolar FINAL do aluno (Obs: Que conste as disciplinas obrigatórias e optativas cursadas, para integralizar os créditos exigidos pelo PROFBIO, e o cumprimento da etapa obrigatória de proficiência em idioma estrangeiro. Título do TCM, Resumo, Banca);
- Termo de autorização para a disponibilização do TCM no REPOSITÓRIO DO PROFBIO, segundo o modelo Autorização repositório (Obs: Anuência do aluno e orientador, para a disponibilização do TCM, no todo ou em parte, no sítio eletrônico e/ou repositório nacional do PROFBIO e no catálogo de dissertações da Capes).
Certificação Digital
OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.
O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo ORIENTADOR E COORDENADOR DO CURSO, conforme o manual a seguir:
Manual – Criação e Inclusão de Assinatura Digital – Atualizado em 29.10.2019
Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
DEPÓSITO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.
- A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
- Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
- Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
- Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.
Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:
Para mais informações, consulte:
- Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG – Dispõe sobre os procedimentos para elaboração e depósito dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e de doutorado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Ofício Circular N.º 46.2019.PROPG – Documentos para expedição de diploma de mestrado e de doutorado e procedimentos para entrega das teses e dissertações.
- Resolução Normativa nº 20/CC, de 21 de março de 2019 – Dispõe sobre a revogação da Resolução Normativa nº 18/2017/CC, de 16 de novembro de 2017, que tratava sobre a cobrança de multa por atraso na entrega.
- Resolução Normativa nº 95/CUn/2017 – Dispõe sobre a pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Santa Catarina.
- Resolução Normativa nº 59/CUn/2015 – Dispõe sobre o uso do nome social.
Fonte: Site da BU (http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/)