Procedimentos para entrega do TCM na BU e no SOP

O procedimento de confecção final do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) deve atender às exigências do PROFBIO Nacional para a padronização do material que será disponibilizado no REPOSITÓRIO NACIONAL, mas também deve atender às exigências na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA para a entrega do documento final aqui na UFSC. Para  otimizar o trabalho do discente, é possível atender a todas essas exigências em um único formato, evitando assim duplicidade de trabalho.

FORMATAÇÃO GERAL DO TCM PARA ENTREGA NA BU-UFSC E NO SOP

  1. Normalizar o trabalho em formato A4, conforme MODELO.
  2. Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
  3. É obrigatório constar no TCM o agradecimento formal à CAPES no padrão solicitado pela Agência“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-Brasil-Código de Financiamento 001”
  4. Incluir no TCM a página com o Relato do Mestrando imediatamente antes do Resumo.
  5. Incluir no TCM um apêndice final com o PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO. No produto também é OBRIGATÓRIO constar, no INÍCIO, o agradecimento formal à CAPES no padrão solicitado pela Agência – “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-Brasil-Código de Financiamento 001”.
  6. Gerar o arquivo de entrega no formato PDF/A.
  7. Esse documento deverá receber as assinaturas digitais do Coordenador do Programa e do Orientador do discente, em página específica para isso, como consta no Modelo do item 1. Após assinado, o arquivo PDF não pode mais ser modificado, pois isso corromperá as assinaturas, invalidando o documento.

Seguindo o roteiro acima, o documento final do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) estará adequado para ser depositado na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA e, também, no Sistema Operacional do PROFBIO (SOP).

O discente também deverá solicitar a homologação do TCM junto à Comissão Nacional do PROFBIO. Pois, tanto a homologação do depósito na BU, quanto a homologação do depósito no Sistema PROFBIO são NECESSÁRIOS para a posterior solicitação de Emissão do DIPLOMA DE CONCLUSÃO junto à Secretaria Integrada de Pós-Graduação.

Para solicitar a homologação junto à Comissão Nacional do PROFBIO, o discente deve entregar ao Coordenador local do PROFBIO os seguintes documentos:

  1.  Cópia PDF do TCM (versão final) e seus anexos, como produzido acima;
  2.  Cópia da Ata Nacional de Defesa assinada pela banca e pelo coordenador do programa;
  3.  Cópia AVULSA do “Relato do Mestrando”. O mesmo que foi anexado ao TCM;
  4.  Cópia AVULSA do comprovante de aprovação pelo comitê ética  ou justificativa institucional quanto à isenção de aprovação em comitê de ética em pesquisa – Modelo de dispensa do comitê de ética;
  5.  Cópia AVULSA ou ENDEREÇO ou REGISTRO do PRODUTO relacionado. O MESMO que foi anexo ao TCM;
  6.  Cópia AVULSA do Histórico Escolar FINAL do aluno (Obs: Que conste as disciplinas obrigatórias e optativas cursadas, para integralizar os créditos exigidos pelo PROFBIO, e o cumprimento da etapa obrigatória de proficiência em idioma estrangeiro. Título do TCM, Resumo, Banca);
  7.  Termo de autorização para a disponibilização do TCM no REPOSITÓRIO DO PROFBIO, segundo o modelo Autorização repositório (Obs: Anuência do aluno e orientador, para a disponibilização do TCM, no todo ou em parte, no sítio eletrônico e/ou repositório nacional do PROFBIO e no catálogo de dissertações da Capes).

 


Certificação Digital

OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.

O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo ORIENTADOR E COORDENADOR DO CURSO, conforme o manual a seguir:

Manual – Criação e Inclusão de Assinatura Digital – Atualizado em 29.10.2019

Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).


DEPÓSITO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.

  1. A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
  2. Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
  3. Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
  4. Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.

Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:

Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado – Atualizado em 08.08.2019


Para mais informações, consulte:

 

Fonte: Site da BU (http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/)