Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração
Ensino de Biologia
Descrição: Abordagem de temas/conteúdos gerais de Biologia, utilizando a metodologia científica e visando a aplicação ao ensino médio, no que tange as tendências e perspectivas no ensino de Biologia.
Linhas de Pesquisa
Linha 1: Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia
Descrição geral: Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.
Docentes:
- Áurea Elizabeth Linder: Desenvolvimento de material didático para ensino por investigação em temas da Biologia, principalmente aqueles voltados para a promoção da saúde, envolvendo farmacologia (medicamentos) e fisiologia.
-
Carlos Rogério Tonussi: Desenvolvimento de recursos paradidáticos para divulgação científica nos temas farmacologia (medicamentos), fisiologia, vida e obra de Fritz Müller. Desenvolvimento de ferramentas didáticas adequadas às demandas curriculares do novo ensino médio e ENEM.
-
Cleverson Agner Ramos: Desenvolvimento de recursos didáticos inovadores como objetos virtuais de aprendizagem (OVAs), ferramentas digitais como modelagem 3d, realidade aumentada e inteligência artificial integrando-as com tecnicas de ensino envolvendo Storytelling e gamificação, visando aprimorar o ensino de Biologia no ensino médio com foco na promoção de uma aprendizagem envolvente, inclusiva e significativa em Biologia.
-
Evelise Maria Nazari: A linha de atuação em pesquisa aborda diferentes propostas metodológicas que oportunizem aprendizagem ativa em temas de biologia.
-
Keiciane Canabarro Drehmer Marques: Desenvolvimento de recursos didáticos com abordagens investigativas. Ensino de Ciências/Biologia/Ciências da Natureza com uso de diferentes estratégias didáticas para aulas, interdisciplinaridade, Iniciação Científica na Educação Básica, jogos didáticos e uso de tecnologias digitais para o ensino de Biologia/Ciências da Natureza.
-
Norma Machado da Silva: Desenvolvimento de recursos didáticos como sequências didáticas com foco investigativo, e outros materiais que oportunizem aprendizagem mais atrativa, com maior participação do estudante na construção do conhecimento em temas da área de genética.
- Ricardo Ruiz Mazzon: Estratégias didáticas para alfabetização científica e construção de argumentação por meio do ensino de microbiologia. Elaboração de materiais de apoio ao ensino em ambientes formais e não-formais de educação e comunicação científica em microbiologia.
-
Rodrigo Diego de Souza: Políticas Educacionais e Curriculares do Ensino de Biologia. Condições de Trabalho dos Professores de Biologia. A disciplina escolar Biologia e a Reforma do Ensino Médio. Ensino de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio: referenciais teóricos e metodológicos; propostas didáticas; análise de livros didáticos; avaliação do ensino e da aprendizagem. Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental Crítica.
-
Yara Maria Rauh Muller: A temática de pesquisa tem enfoque no método científico, podendo ser desenvolvida através de diferentes abordagens metodológicas, em temas relacionados a reprodução e desenvolvimento.
-
Yara Costa Netto Muniz: Proponho-me a orientar projeto na área Genética, envolvendo mecanismos moleculares e/ou saúde humana, no ensino fundamental e médio. A Genética é uma área da Biologia presente no dia a dia de todos os indivíduos, mas que geralmente é considerado um tema difícil na sala de aula. Assim o objetivo principal é o desenvolvimento de novos recursos didáticos que tornem o tema mais acessível, atraente e próximo dos estudantes.
Linha 2: Organização e funcionamento dos organismos
Descrição geral: As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
Docentes:
-
Áurea Elizabeth Linder: Interesse em estudos voltados para o ensino de ciências para promoção da saúde, com foco no uso de fármacos naturais ou sintéticos (medicamentos) para o tratamento de doenças e seu impacto na saúde humana, animal e no meio ambiente.
-
Carlos José de Carvalho Pinto: Orienta trabalhos que envolvam a saúde humana, seja o desenvolvimento de metodologias para auxiliar o professor de biologia em sala de aula, assim como em levantamentos de aspectos relacionados à saúde de municípios para que o professor possa embasar suas aula e que se possa fazer uma análise crítica em função do panorama de saúde do local de trabalho do professor de biologia e seu entorno/município/região.
-
Carlos Rogério Tonussi: Educação farmacológica – Relação medicamentos sintéticos e/ou naturais e saúde. Desenvolver materiais para uso no ensino básico e fundamental que proporcione maior conhecimento sobre a automedicação e o uso de plantas medicinais pela população com foco no uso racional de medicamentos sintéticos e naturais.
-
Evelise Maria Nazari: A temática de pesquisa contempla temas de biologia relacionados à organização do aparelho genital e ciclos reprodutivos; fecundação e desenvolvimento humano e /ou animal.
-
Fernanda de Barbosa Lima: Orienta trabalhos nos temas de Reprodução Humana, principalmente em aspectos fisiológicos da saúde reprodutiva, da fertilidade masculina e feminina, bem como da gestação e suas repercussões no corpo materno. Investigar ainda a integração da reprodução com outros sistemas e com a modulação de comportamentos.
-
Gabriel Adan Araujo Leite: Objetiva-se orientar trabalhos nos temas de Reprodução, Desenvolvimento Humano e Animal, e Biologia Tecidual, através do desenvolvimento de recursos didáticos focados na abordagem investigativa, que poderão ser utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Assim, busca-se oportunizar uma aprendizagem com maior protagonismo dos estudantes nesta temática.
-
Jamaira Aparecida Victorio: Orientar trabalhos que busquem desenvolver materiais didáticos e propostas de aula prática, utilizando o conhecimento de Fisiologia. O desenvolvimento destes materiais visa auxiliar a compreensão do funcionamento do corpo humano.
- Ricardo Ruiz Mazzon: Estratégias metodológicas no ensino de microbiologia para alunos de Ensino Médio com enfoque na promoção da saúde e saúde única.
-
Yara Maria Rauh Muller ; Tem como objetivo orientar trabalhos na área de Morfologia Animal, que envolvam a discussão sobre a formação e diferenciação dos tecidos e órgãos bem como a orientação espacial dos sistemas orgânicos de maneira a viabilizar sua funcionalidade, utilizando para tal metodologias diversificadas e inovadoras que contribuam para o maior envolvimento e compreensão dos alunos nesta temática no Ensino de Biologia.
-
Yara Costa Netto Muniz : Proponho-me a orientar trabalho que envolva a Genética, Mecanismos Moleculares e Saúde Humana, através do desenvolvimento de metodologias que auxiliem a atuação do professor de biologia e na busca de material que possam ser organizados de forma a auxiliar o embasamento técnico, científico e crítico durante a preparação de suas aulas e atividades sociais. Informo que minha linha de pesquisa científica são doenças humanas multifatoriais, Câncer e Doenças Autoimunes.
Linha 3: Origem da vida, Evolução, Ecologia e Biodiversidade
Descrição geral: As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e inter-relação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
Docentes:
- Carlos Rogério Tonussi: Farmacoecologia – os fármacos como agente de ação ambiental e suas relações com a saúde humana e a biodiversidade.
-
Daniela Cristina de Toni: Minha linha de pesquisa envolve genética, evolução biológica, ensino de evolução, e história filosófica da ciência evolutiva. Trabalho com drosófilas, mas sou muito interessada em evolução humana. Posso orientar nestas áreas todas, trabalhos concernentes à biodiversidade dos seres vivos, origem da vida e da célula, uso de marcadores para construção de filogenias, ferramentas inovadores para o ensino de ciências e Biologia.
-
Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos: Orientação na área de Micologia, que envolve estudos sobre como os fungos podem ser explorados no Ensino, sobre conteúdo e práticas atuais e inovadoras, sobre a importância da Funga para o futuro de ecossistemas equilibrados e de uma sociedade mais saudável, sobre diversidade e ecologia, entre outros aspectos que explorem o crescente interesse de pessoas por esse reino de organismos essenciais para a vida nas suas mais diversas formas.
-
Maria Risoleta Freire Marques : Estudos envolvendo as bases moleculares da inter-relação dos seres vivos, na perspectiva das diversas áreas da Bioquimica (Bioquimica de Macromoléculas, Bioquimica Comparada, Bioquimica Ambiental, Bioquimica Nutricional e Biologia Molecular). Será dada ênfase à saúde humana e animal, e ao impacto antrópico no ambiente aquático. Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos relacionados aos temas, voltados para a educação ambiental e para a orientação e/ou reeducação nutricional.
-
Mauricio Petruccio: Estudo de ecologia em ambientes aquáticos. Qualidade da água em rios, lagoas e reservatórios. Efeito de mudanças climáticas nos ecossistemas. Monitoramento de Ecossistemas.