Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
O ProfBio é um mestrado profissional na modalidade Stricto sensu. O seu foco é nas salas de aula da educação básica onde o mestrando-professor atua, o objetivo é proporcionar a oportunidade de revisão e aprofundamento de conceitos da área, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e às necessidades especificas de qualificação profissional de professores em exercício na educação básica. Dentro da Capes, a proposta do programa se enquadra na área de concentração de Ensino de Biologia.
A Área de Concentração do PROFBio é Ensino de Biologia
Descrição: Abordagem de temas/conteúdos gerais de Biologia, utilizando a metodologia científica e visando a aplicação ao ensino médio, no que tange as tendências e perspectivas no ensino de Biologia.
As linhas de pesquisa dentro de um programa de mestrado profissional são eixos temáticos organizadores das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no curso. Elas representam áreas de concentração que orientam os projetos dos estudantes e dos docentes, conferindo coerência acadêmica e técnica ao programa.
Características principais:
- Temáticas definidas
- São áreas de estudo e investigação que refletem os interesses científicos e profissionais do programa.
- Ex: Ensino de Biologia, Recursos Didáticos Inovadores, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais etc.
- Vinculação com o objetivo do mestrado profissional
- As linhas de pesquisa devem estar alinhadas com a proposta de formação de profissionais capacitados para atuar na resolução de problemas práticos da sua área, por meio da pesquisa aplicada.
- Organização dos projetos
- Todo projeto de dissertação do aluno deve se vincular a uma dessas linhas, servindo como guia temático e metodológico.
- Base para macroprojetos
- As linhas de pesquisa muitas vezes abrigam macroprojetos, que são projetos mais amplos, coordenados por professores e que agrupam trabalhos de vários alunos com temas afins.
Linhas de Pesquisa dentro do PROFBio
Linha 1: Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia
Descrição geral: Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.
Linha 2: Organização e funcionamento dos organismos
Descrição geral: As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
Linha 3: Origem da vida, Evolução, Ecologia e Biodiversidade
Descrição geral: As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e inter-relação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.