Ordem
|
Data da Defesa
|
Mestrando
|
Título da Dissertação
|
Link
|
2019
|
| 01 |
15/07/2019 |
João Paulo Gomes de Carvalho |
Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: Relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-SC. |
 |
| 02 |
16/07/2019 |
Camila Muniz Melo Antunes |
Sequencia didática baseada em metodologias ativas: proposta para o ensino de biologia celular |
 |
| 03 |
17/07/2019 |
Soliete Ruzza Altenhofen |
Associação entre eventos estressores e sintomas depressivos em alunos do Ensino Médio |
 |
| 04 |
18/07/2019 |
Luana Olczyk |
Desenvolvimento e análise de uma sequência didática para o ensino de ecologia com abordagem de sala de aula invertida |
 |
| 05 |
19/07/2019 |
Pâmela Caroline de Souza Fossa |
Ensino por investigação com abordagem temática freireana: uma proposta de sequência de ensino em microbiologia |
 |
| 06 |
22/07/2019 |
Paulo Rubem Passaglia |
Construção de modelos didáticos para o estudo de estruturas da biologia celular e tecidual por alunos do ensino médio |
 |
| 07 |
23/07/2019 |
Keli Adriana Campos Gonçalves |
Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio |
 |
| 08 |
24/07/2019 |
Marilete Aparecida Willemann |
A escolha certa: um jogo investigativo para a abordagem dos métodos contraceptivos |
 |
| 09 |
25/07/2019 |
Deliane de Abreu Lehrbach |
Micologia nos livros didáticos do Ensino Médio: a concepção dos estudantes e a necessidade de práticas pedagógicas complementares |
 |
| 10 |
25/07/2019 |
Leonardo Mauricio Pisetta Gorges |
O uso da tecnologia qr code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti. |
 |
| 11 |
29/07/2019 |
Michael Alexander Schweitzer |
Proposta de sequência didática para a construção de modelos: os sistemas cardiorrespiratórios de vertebrados |
 |
| 12 |
30/07/2019 |
Ramon Diedrich |
Jogos de tabuleiro: uma nova proposta de ensino de biologia e de clubes de ciências |
 |
| 13 |
31/07/2019 |
Andreza Alves Gil Duarte |
A bioquímica vai ao supermercado: uma proposta de Sequência Didática para o ensino médio |
 |
| 14 |
31/07/2019 |
Daisy Braga |
Pedagogia de projeto: Uma ferramenta para a ampliação da qualidade de vida |
 |
| 15 |
31/07/2019 |
Jimena Pereira Rodrigues Kirchner |
Educação farmacológica no ensino médio |
 |
| 16 |
26/08/2019 |
Janina Rocha de Oliveira e Silva |
Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio |
 |
| 17 |
30/08/2019 |
Ana Cristina Jorck |
Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio sobre conceitos abordados no ensino de genética |
 |
| 18 |
30/08/2019 |
Bianca de Oliveira |
Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio. |
 |
| 19 |
30/08/2019 |
Vitor Hugo Carneiro |
Ensinando genética na escola usando os grupos sanguíneos como ferramenta para construção do conhecimento |
 |
| 20 |
31/08/2019 |
Luiz Antonio Cidral da Costa |
Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência |
 |
| 21 |
30/09/2019 |
Leandro Francisco Burger |
Educação sexual como exercício de cidadania para o respeito à diversidade de gênero e sexualidade: sequência didática com enfoque em evolução |
 |
2020
|
| 22 |
28/08/2020 |
Sheila Cristina Wolfart Ramos |
Biologia Mar“Cante”: Utilizando a música no ensino investigativo |
 |
| 23 |
31/08/2020 |
Jair Emanuel dos Anjos |
Agricultura familiar como temática no Ensino de Biologia, através de uma Sequência Didática na perspectiva da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
 |
| 24 |
02/10/2020 |
Marise Preis |
Guia para saída de campo para o Parque Natural Municipal da Caieira em Joinville/SC |
 |
| 25 |
28/10/2020 |
Érico Gomes da Silva |
Micologia no Ensino Médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores |
 |
| 26 |
30/10/2020 |
Aline Madruga Silveira |
Biologia celular e tecidual: uma proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio |
 |
| 27 |
30/10/2020 |
Ana Paula Nercolini Bedin |
Proposta de uma Sequência Didática para o ensino de Botânica no Ensino Médio utilizando plantas medicinais |
 |
| 28 |
30/10/2020 |
Márcia Marli Hasckel |
Investigando o impacto ambiental urbano em recursos hídricos: uma proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio |
 |
| 29 |
30/10/2020 |
Rafael Amaro da Silveira Dornelles |
Desvendando a Informação Genética: uma Sequência Didática para o Ensino Médio |
 |
| 30 |
30/10/2020 |
Renan de Mendonça Barros |
Ensino de biologia na promoção de autonomia através de projetos de educação em saúde |
 |
| 31 |
23/11/2020 |
Lígia Vanessa da Silva |
Aranhas urbanas como recurso para estudos de Evolução no Ensino Médio |
 |
| 32 |
01/12/2020 |
Ana Júlia Cunha |
Pressupostos teóricos para guia de educação ambiental com ênfase na fauna brasileira |
 |
2022
|
| 33 |
10/06/2022 |
Camila Goetten Almeida Do Valle |
A microbiologia no Ensino por Investigação: uma ferramenta para promoção de saúde pública no contexto escolar |
 |
| 34 |
27/06/2022 |
Carlito Leopoldo Jorge Oliveira |
Guia para utilização de Magic: the Gathering no ensino de Biologia Evolutiva |
 |
| 35 |
20/07/2022 |
Ana Carolina Carneiro da Silva |
O uso das redes sociais nos processos de ensino e aprendizagem da microbiologia |
 |
| 36 |
29/07/2022 |
Fernanda de Souza Pereira |
O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio |
 |
| 37 |
29/07/2022 |
Pamela Cristiane Sabino |
Construindo um sistema de classificação botânica: para identificação das visões distorcidas da Ciência no ambiente escolar |
 |
| 38 |
22/08/2022 |
Echelem Freitas Machado |
Entendendo e integrando a bioquímica dos processos digestivos através de uma sequência didática |
 |
| 39 |
25/08/2022 |
Mariely da Silva e Silva |
Ensino de zoologia dos cordados: uma proposta de sequência didática voltada para o ensino investigativo |
 |
| 40 |
25/08/2022 |
Nislaine Lima da Silva Tamanini |
Ensino investigativo a partir das mídias digitais: Uma proposta voltada aos multiletramentos no contexto da bioquímica |
 |
| 41 |
26/08/2022 |
Almir Marcos Sedor |
Professores de Biologia em Processo de Implementação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI |
 |
| 42 |
26/08/2022 |
Luciana Assumpção de Carvalho dos Santos |
A integração da ciência, comunidade e escola: O caso dos escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) em Navegantes – SC, uma proposta de aula abordando os três momentos pedagógicos |
 |
| 43 |
26/08/2022 |
Ludmila de Souza Andrade |
Ensinando genética através de um livro interativo |
 |
| 44 |
26/08/2022 |
Tatiana Feyh Wagner |
Proliferando conhecimento: Blog como ferramenta para disponibilizar materiais pedagógicos sobre Aedes aegypti a professores de Ensino Médio |
 |
| 45 |
25/11/2022 |
Simone Rocha da Rosa |
Desenvolvimento de uma proposta pedagógica investigativa sobre ecossistemas aquáticos degradados com a criação de recursos educacionais digitais |
 |
| 46 |
16/12/2022 |
Mônica Teixeira |
Etnobotânica e farmacognosia de plantas medicinais: Uma abordagem investigativa para a educação ambiental transversal ao ensino médio |
 |
| 47 |
20/12/2022 |
Vinicius Assis de Andrade |
Uma proposta didático-pedagógica em biologia celular para a alfabetização científica |
 |
2023
|
| 48 |
03/02/2023 |
Jeferson Witte |
Os saberes etnobotânicos e a importância ecológica das palmeiras nativas (Arecaceae) na região do Contestado, SC: material didático para a educação |
 |
| 49 |
21/11/2023 |
Michel Aspahan Brandão |
Análise crítica da abordagem da microbiota intestinal no novo ensino médio |
 |
2024
|
| 50 |
16/07/2024 |
Anelize Camila Stallbaum |
Automedicação: Proposta para uma abordagem pedagógica |
 |
| 51 |
26/02/2024 |
Cláudia Pacheco Prates |
Ensino de Biologia sob uma perspectiva evolutiva: Compreendendo a diversidade animal através da sistemática filogenetica |
 |
| 52 |
16/03/2024 |
Beatriz Boelhouwer Simionato |
Bioma Mata Atlântica: Material didático para Educação Ambiental |
 |
| 53 |
22/03/2024 |
Carolina Lopes Ribeiro |
Diversificando as Estratégias no Ensino de Micologia |
 |
| 54 |
23/03/2024 |
Ivonete Jesus dos Santos |
O uso da abordagem investigativa para prevenção da pediculose e escabiose na escola |
 |
| 55 |
26/03/2024 |
Marco Aurélio Ricardo |
Newsletter na escola: uma abordagem investigativa na área das ciências da natureza |
 |
| 56 |
27/03/2024 |
Laura de Andrade Martins |
Intersexualidade na Escola: uma proposta de cartilha para docentes de biologia |
 |
| 57 |
21/05/2024 |
Vinicyus Coelho Gualberto |
Construção de uma Sequência Didática de Caráter Investigativo para o Ensino de Genética Mendeliana e suas Extensões a partir da Análise de Livros Didáticos |
 |
| 58 |
24/06/2024 |
Marcelo Guterres Rocha |
Zoologia de invertebrados e o ensino de biologia: análise de livros didáticos disponibilizados na rede de ensino estadual em Santa Catarina |
 |
| 59 |
12/07/2024 |
Jefferson Bahr |
Da ciência ao ensino de Ciências: o uso das correspondências entre Fritz Müller e Charles Darwin como ferramenta educacional para o ensino de Ecologia |
 |
| 60 |
12/07/2024 |
Priscilla de Oliveira Silva |
Embriologia humana: estratégias didáticas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem |
 |
| 61 |
15/07/2024 |
Marcela Rodrigues da Fontoura Lago |
Plantas alimentícias convencionais e não convencionais: Uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio |
 |
| 62 |
15/07/2024 |
Raphael Gadelha Cavalcante |
O ensino por investigação na biologia: catalogação de sequências didáticas para uso em sala de aula em TCMs do PROFBIO da Região Sul |
 |
| 63 |
15/07/2024 |
Whilliam Guilherme Amaral |
Proposta de sequência didática para aprendizagem de genética evolutiva no ensino médio com enfoque na educação antirracista |
 |